Páginas

segunda-feira, 26 de março de 2012

Bumerangue

“Lewis tem um talento maravilhoso para destrinchar histórias complicadas em termos simples e com detalhes impressionantes.” – The Washington Post

Para entender as causas da atual crise econômica e seus desdobramentos, o jornalista Michael Lewis embarcou com seu agudo senso de curiosidade para a Europa, onde foi examinar de perto a situação enfrentada em alguns países.

Sua marca registrada é contar histórias importantes por meio de pessoas extraordinárias e, neste livro, ele conversa com políticos conhecidos e poderosos, financistas visionários, acadêmicos notáveis e também com figuras menos ilustres porém igualmente surpreendentes.

Na Grécia, Lewis visitou um monge que descobriu como explorar o capitalismo grego para salvar seu mosteiro falido. Na Islândia, falou com o primeiro- ministro e investigou como pescadores deixaram seu ofício e foram se meter em operações cambiais milionárias. Na Irlanda, conversou com o professor de economia que foi o primeiro a alertar sobre o perigo da bolha imobiliária local. Na Alemanha, teve acesso ao gabinete do vice-ministro das Finanças e procurou entender como os alemães, que ignoraram a oferta de crédito fácil e que são tão avessos ao risco, usaram seu dinheiro para permitir que estrangeiros cometessem loucuras.

De volta para casa, o autor conversou com Arnold Schwarzenegger para saber como ele enfrentou a politicagem que praticamente o impediu de governar e em que momento percebeu que administrava um estado falido. Em sua conclusão, chama atenção para o descontrole da sociedade americana e o crescente sacrifício dos interesses de longo prazo por recompensas imediatas.

O panorama econômico mundial nunca pareceu tão confuso e intimidador. Para nos guiar nesse terreno complexo e movediço, ninguém melhor do que Michael Lewis. Com um dom para explicar estatísticas e mercados, ganhar a confiança de pessoas fascinantes e se maravilhar diante da estupidez humana, ele é um cronista incomparável da exuberância irracional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário